Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Bidens edentula G.M.Barroso EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-02-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Goiás, é encontrada no município de Teresina de Goiás, situado na região da Chapada dos Veadeiros (Mondin & Bringel Jr., 2013) (EOO=578 km²; AOO=20 km²). Encontra-se sujeita a três situações de ameaça, levando em conta seus registros que se distribuem entre as regiões de Teresina de Goiás, Alto Paraíso e Cavalcante (CNCFlora, 2013). Está ameaçada pela modificação da paisagem natural devido à produção agrícola e pecuária (atividades em expansão) (Souza & Felfili, 2006), fatores que também levam a um aumento na frequência de queimadas (Fiedler et al., 2006), além da invasão de espécies exóticas de gramíneas, consequência da pecuária, bastante expressiva na região da Chapada dos Veadeiros (Souza & Felfili, 2006). Esse conjunto de ameaças contribui para a perda da qualidade do hábitat e um possível declínio da EOO e AOO. Se as ameaças incidentes não forem controladas e monitoradas, há risco de que o táxon configure uma categoria de risco mais elevada em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Bidens edentula G.M.Barroso;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Sellowia 26: 103. 1975. Apresenta grande afinidade com B. flagellaris (outra espécie ocorrente na bacia do rio Paranã). No entanto, diferem-se por B. flagellaris apresentar papus aristado (Bringel Jr., 2007).

Distribuição

Endêmica do estado de Goiás, município de Teresina de Goiás, região da Chapada dos Veadeiros; segundo observações de herbário, é uma espécie pouco coletada (Bringel Jr., 2007; Nakajima et al., 2009; Mondin & Bringel Jr., 2013).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos até 1,5 m de altura; encontrada na bacia do rio Paranã em fitofisionomia de Campo Rupestre (Bringel Jr., 2007; Nakajima et al., 2009).

Reprodução

Encontrada com flores durante o mês de março (Bringel Jr., 2007; Nakajima et al., 2009).

Ameaças

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes As modificações na paisagem devido a produção agrícola e pecuária, tem sido considerada a principal causa de degradação do Cerrado e causado um aumento na freqüência de fogo na região da Chapada dos Veadeiros e, provavelmente, alterado a capacidade de recuperação de elementos da biota mais sensíveis a esse distúrbio (Fiedler et al., 2006).

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A pecuária configura importante ameaça na região da Chapada dos Veadeiros, contribuindo para invasão de gramíneas exóticas e aumento na freqüência dos incêndios (Souza & Felfili, 2006).

2 Agriculture & aquaculture
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na região da Chapada dos Veadeiros a atividade agrícola encontra-se em constante expansão (Souza & Felfili, 2006).

Referências

- MONDIN, C.A.; BRINGEL JR., J.B.A.; NAKAJIMA, J. 2013. Bidens In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB16007).

- NAKAJIMA, J.N.; TELES, A.M.; RITTER, M.; MONDIN, C.A.; DEMATTEIS, M.; HEIDEN, G.; BORGES, R.A.X.; RIVERA, V.L.; BRINGEL JR., J.B.A.; SAAVEDRA, M.; PEREIRA, R.C.A.; MELO, R.C.S. Asteraceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. pp.76-89.

- JOÃO BERNARDO A. BRINGEL JR. A tribo Heliantheae Cassini (Asteraceae) na bacia do rio Paranã (GO, TO). Instituto de Botânica, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

- SOUZA, C. D.; FELFILI, J. M. Uso de plantas medicinais na região de Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n.1, p. 135-142, 2006.

Como citar

CNCFlora. Bidens edentula in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bidens edentula>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 19/11/2014 - 15:40:11